27/04/2017

GUERNICA

Há 80 anos, no dia 26 de abril de 1937, ocorreu um dos episódios mais trágicos da Guerra Civil de Espanha: os bombardeiros da Legião Condor reduziram a cinzas a vila basca de Guernica. 


A versão franquista de que não tinha existido qualquer ataque aéreo, mas sim a ação destruidora dos separatistas (rojos), permaneceu até finais dos anos 70. No entanto, são ainda obscuros alguns aspectos do ataque feito pelas forças nazis alemãs em conluio com o ditador Franco.

Hitler e Franco

O massacre de Guernica foi imortalizado pela obra de Picasso - um painel/mural de óleo sobre tela,  de grandes proporções (349,3cm de altura e 776,6cm de largura). Como Valdemar Cruz escreveu na Revista do Expresso de 8 de abril, “Guernica”, de Pablo Picasso, encena a tragédia da modernidade (...) conquistou um lugar único no imaginário de resistentes de todo o mundo contra o horror da morte indiscriminada e a banalização da guerra.


O museu Reina Sofia inaugurou a 4 de abril  a exposição "Piedade e terror em Picasso: o caminho até Guernica” para celebrar os 80 anos desta obra-prima, símbolo universal da crueldade da guerra.


Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.