23/10/2017

Dia Mundial da Biblioteca Escolar




O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.
Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares.
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

Exemplos de atividades para o Dia da Biblioteca Escolar
  • Promover sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses.
  •  Selecionar textos ou poemas e lê-los em sala de aula
  • Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.
  • Visualizar filmes infantis que destaquem a importância da leitura.
  • Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.
  

Com o tema deste ano "Ligar comunidades e culturas" pretende-se transmitir a ideia de que o Mês Internacional da Biblioteca Escolar liga comunidades de aprendizagem, comunidades sociais e culturais em todo o mundo. O objectivo é que em outubro, se celebre a importância das bibliotecas no desenvolvimento das novas competências da literacia e a consciência da sua importância na afirmação de uma cultura pedagógica que atenda às necessidades dos alunos no século XXI, para além da literacia da informação, promoção da leitura, literacia digital, formação de leitores críticos, construção da cidadania, reforço da inclusão social, cultural, desenvolvimento de boas práticas, sustentabilidade e modelos de colaboração assentes na interdisciplinaridade entre bibliotecários e professores.

O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) lança este ano para assinalar o MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar). O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.