06/11/2018

Testemunho

A importância das bibliotecas escolares

ali-yahya-782497-unsplash.jpg
Photo by Ali Yahya on Unsplash


As bibliotecas escolares são, para mim, um programa fundamental numa democracia que se quer inclusiva para todos. Onde, senão numa biblioteca escolar, pode a generalidade das crianças mais desfavorecidas aceder a livros?

Porém, a generalização das bibliotecas escolares parece ser mais uma ficção destinada a estatísticas num relatório, que para o real uso pelas crianças.

Ofereço dois exemplos reais, que são gritantes nas evidências de como as bibliotecas escolares são um recurso simultaneamente esquecido e (mal) instrumentalizado pelas escolas:

1.
A biblioteca da escola primária consiste num armário fechado à chave. Este, só é aberto quando a professora responsável pelas bibliotecas escolares (do agrupamento), visita a escola primária e permite o acesso aos livros.
Note-se que eu não tenho problema algum com o armário. Eu já utilizei uma biblioteca, numa aula de português, que consistia num caixote onde tínhamos os livros que podíamos requisitar.
O que questiono é o sistema que torna necessário que uma professora, externa à escola, tenha de se deslocar para abrir um armário e permitir que os alunos leiam os livros.

2.
A biblioteca da escola profissional está quase sempre fechada. O seu uso está praticamente reduzido a reuniões entre professores.
Mas quando fazem os seus relatórios, podem ter a certeza de que é um recurso que alegam ter para os alunos. E claro, na página institucional dessa escola há uma fotografia muito bonita da biblioteca.


Para mim, as bibliotecas escolares são essenciais na formação de leitores. Não existe nada mais contagiante do que o amor por um livro, a "publicidade" boca-a-boca, a leitura por prazer. Por isso, ver estes recursos não serem aproveitados na sua potencialidade, parece-me verdadeiramente criminoso.


https://mybooksnews.blogs.sapo.pt/a-importancia-das-bibliotecas-escolares-464470

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.