01/03/2019

Carnaval ou Entrudo?



O que é o Entrudo?



Entrudo é o nome que se dá aos três dias que precedem a Quaresma, o período penitencial dos católicos que precede a Páscoa. A etimologia da palavra vem do latim “introitus”, que significa “entrada”, “introdução”, demonstrando, assim, seu caráter de antecedência a uma data.

O significado de entrudo, porém, não se limita a isto. Mais comumente, se usa a palavra “entrudo” para se referir a uma antiga celebração considerada precursora do atual Carnaval caracterizada por um conjunto de brincadeiras populares envolvendo o lançamento de coisas nas pessoas, como água e diversos tipos de pós.

Festas populares em fevereiro de cunho pagão já se davam no Império Romano, mas os primeiros registros de festivais para celebrar os dias de entrudo vêm da Idade Média, em Portugal. As brincadeiras variavam de local para local; em alguns, havia bonecos gigantes ou pessoas mascaradas, e uns ou outros ficavam conhecidos como “entrudos”. A prática de atirar coisas às pessoas já fora registada no século XVI, quando há relatos de “lançamentos de farelos” nesses dias.


https://www.significadosbr.com.br/entrudo

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.