05/01/2021

Dia de Reis




 Celebrados o Natal e o Ano Novo, eis que chega o momento de começar a pensar também no Dia de Reis, que se comemora no dia 6 de janeiro. Por isso decidimos investigar e descobrir como se festeja este dia em distintas partes do mundo.


Começando por Portugal, viajámos por alguns países da Europa e seguimos depois até à América do Sul, passando pelo Brasil, Peru e Cuba. Aqui vos deixamos algumas das tradições de Reis que encontrámos.

Portugal
Em Portugal é comum sair à rua para “Cantar os Reis” (canções tradicionais sobre a vida de Jesus e saudações à família e donos da casa), principalmente nas aldeias ou cidades pequenas. Grupos de vizinhos reúnem-se para cantarem os reis de porta em porta, acompanhados por instrumentos populares como o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Como agradecimento recebem comida e bebida. Em Portugal, a quem sair a fava do bolo-rei deve pagar o bolo no ano seguinte.

Espanha
Em Espanha, o Dia de Reis é muito importante. As crianças recebem presentes e, em algumas cidades, organiza-se o cortejo dos Reis Magos, chamado “Cabalgata de Reyes”. Os Reis Magos desfilam em carros bem decorados, acompanhados de muitos cavaleiros, e lançam doces à assistência. É comum oferecer “carvão de azúcar” às crianças e come-se o bolo tradicional, que é o roscón de reyes.

França
Aqui come-se a galette des rois, que, tal como o bolo-rei em Portugal, também leva um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa, e quem encontrar o brinde será rei, nem que seja por uma noite. 

Hungria
Na Hungria, as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedir moedas.

Alemanha
Tal como na Hungria, aqui as crianças também se disfarçam de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Brasil
No Brasil, esta tradição é comemorada com festas onde se servem doces e comidas típicas das regiões. Há ainda vários festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e bailarinos) que cantam músicas alusivas ao evento e a esta época do ano.

Porto Rico
Neste país, os mais pequenos recolhem um pouco de erva ou folhas no pátio da casa e colocam- nas numa caixa ao lado da cama. Conta a tradição que os camelos se alimentarão com o que encontrarem nas caixas e que os Reis Magos deixarão um presente como recompensa.

Cuba
Também aqui persiste a tradição de celebrar os Reis, desde o tempo da colonização espanhola. Naquela época, no dia 6 de janeiro, dava-se folga aos escravos e estes saíam à rua para dançar ao som dos tambores. É por isso que este dia ainda é conhecido como a “Páscoa dos Negros”.

Peru
No Peru já se perdeu a tradição de dar presentes às crianças nesta data. No dia 6 de janeiro celebram a “Bajada de Reyes” e fazem uma pequena festa familiar, durante a qual se desmonta o presépio. Muitas vezes, o ritual estende-se a toda a comunidade. Por cada figura e adorno que se guarde, deve deixar-se dinheiro.


Anabela Couto, baseado em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.