22/07/2015

HOPPER

  Edward Hopper, artista norte-americano, nascido a 22 de julho de 1882, iniciou a sua carreira com Rowboat in Rocky Cove (1895) um dos muitos trabalhos sobre paisagens marítimas ou rurais.
                         

   House by the Railroad (1925) mostra-nos uma casa isolada, junto a uma linha de comboio, considerada por um crítico como uma das mais dolorosas e desoladoras imagens do realismo.
                  


   Outro dos seus temas, pelo qual se tornou famoso, é o dia-a-dia americano, com figuras solitárias, ou em pequenos grupos, retratando a solidão, o desgosto, o tédio e a resignação, interagindo com o ambiente que os rodeia, como se nós os estivéssemos a observar, quase a expiar.
  Em  Room in New York (1932) encontramos um casal que não comunica. Enquanto ele lê o jornal, ela está alheada, aborrecida, a dedilhar as teclas do piano, apenas com uma mão, enquanto o outro braço pousa sobre o piano.
   


Four Lane Road, um dos muitos quadros que tem como fundo uma estação de serviço, mostra-nos a mesma solidão do casal, a espera, o vazio, do ambiente e dos sentimentos.

  Pintado em 1942, Nighthawks é um dos mais conhecidos de Hopper. Um pequeno grupo está num restaurante, à noite, mais uma vez afastados uns dos outros e absortos. Pensa-se que Hopper se tenha inspirado num conto de Hemingway, retratando-se a si e à sua mulher neste grupo. 
                            


   A BE empresta este título para um melhor conhecimento deste pintor e da sua obra:
                       
  1.                    

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.