08/04/2013

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

A coragem que salvou vidas

            Aristides de Sousa Mendes, cônsul em Bordéus, ficou conhecido por ser um homem com um grande coração e por ser dono de uma coragem que salvou muitas vidas.
Este homem, contrariando as ordens do governo de Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940. Quando Salazar soube do ato de Aristides, demitiu-o imediatamente. Mais ainda: impediu-o de trabalhar e proibiu os seus filhos de frequentar a universidade. Salazar, com este ato ilegal, condenou Aristides e a sua família à miséria, dependendo o resto da sua vida da ajuda alheia. Perdeu todos os seus bens, nunca podendo refazer a sua vida e em 1954 morreu na miséria.
            Hoje, Aristides Sousa Mendes é considerado um herói e um homem de grande coragem. Em vários países presta-se homenagem à sua memória.
            Estreou em Portugal no dia 8 de novembro um filme sobre a sua vida e o seu grande humanismo. Parcialmente gravado em Viana do Castelo, o filme foi realizado por Francisco Manso e João Correa. O ator Vitor Norte encarna a figura de Aristides de Sousa Mendes.
            Em resumo, este diplomata não foi capaz de virar as costas ao desespero de tanta gente que lhe pedia ajuda. Apesar de saber que desobedecia a ordens, também sabia que só ele é que os podia salvar da morte certa.

    
António Miguel Araújo e Silva
8º D

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.