20/04/2014

PÁSCOA


 Há muitos anos, o Sábado de Aleluia era um dia de festa. Saíamos de um tempo cinzento, com as pessoas vestidas de escuro, principalmente na Sexta-feira Santa, de uma Quaresma cheia de jejuns e proibições, de uma rádio que só transmitia música sacra, desde as 3 horas de quinta-feira e de uma televisão que transmitia filmes bíblicos e notícias. O sábado, por tudo isto, e como as contas estavam mal feitas, segundo dizem, era já de Ressurreição. 
 Cortavam-se as flores para ornamentar as casas e caminhos, abriam-se as janelas das salas mais fechadas até aí, faziam-se os bolos, as últimas compras e os preparativos para o almoço de Páscoa, comiam-se as primeiras amêndoas.

Desse sábado, ficou-me na memória as pombinhas de pão que eram anualmente encomendadas ao padeiro que fazia a entrega domiciliária. Uma pomba de regueifa (diferente desta imagem) com uns olhinhos em chumbo que me atraiam. As recomendações Cuidado com os olhos. Não os metas à boca. Com manteiga, muita, e com uma cevada acabada de passar no coador de pano, o sabor ficou-me até hoje.
   Não gosto de amêndoas de licor, mas acho-as lindíssimas. tenho pena de não as poder guardar como ... colecção.


    BOA PÁSCOA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.