16/05/2014

BANHOS QUENTES

   Nos finais do século XIX, as praias, ir a banhos, tornou-se moda. As elites europeias, seguindo os gostos da aristocracia, deslocam-se para Biarritz, para Cannes e para outros locais balneares da moda. A medicina começa a indicar as praias, e as termas, como locais saudáveis e revigorantes. 
   Os banhos quentes tornam-se então um remédio eficaz. Em Viana do Castelo, na Praia Norte, as instalações balneares, se assim lhe podemos chamar, foram construídas depois de ... aí pelos anos de 1875 a 80, num dia de verão, em passagem pela Praia Norte, viu (Manuel Fernandes Lopes) (...) junto ao forno de cal ali construído (...) duas mulheres acocoradas a cuidarem de fogueira que aquentava água em bojudo pote de ferro.
  Depressa soube que ... procuravam naquela  aquecida água do mar alívio para as dores reumáticas, banhando-se em selha acomodada no forno de cal. (...)
   E assim começou o balneário no forno de cal: uma canoa de madeira e vários potes de ferro .
    Com a afluência, o edifício é melhorado e aumentado, até à construção dos Estaleiros Navais, quando o edifício é deslocado. Mais tarde, com a necessidade de expansão dos Estaleiros, acabam os banhos quentes.

Publicidade à abertura dos banhos quentes
Publicidade aos "modernos" banhos quentes

1 comentário:

  1. Não sou do tempo dos banhos quentes, mas tenho imagens bem nítidas da Praia Norte em Setembro. Tudo mudava. Vindas do interior, famílias inteiras alugavam quartos e casas na zona do bairro de São Roque e cumpriam religiosamente o seu mês/ quinzena balnear. Era miúda e ficava impressionada com as mulheres de mais idade, vestidas de negro, com os rostos marcados pelo sofrimento que, no entanto, naqueles dias, segurando as saias compridas, voltavam à infância brincando nas poças e saltando as pequenas ondas, quando as havia.

    ResponderEliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.