20/05/2014

TRANSATLÂNTICOS

    Apesar da primeira companhia aérea ter sido fundada em 16 de Novembro de 1909, por Ferdinand Graf von Zeppelin (1), e de ter transportado 34 000 passageiros até 1913,  por mar era ainda a maneira mais comum de viajar. 
  Os paquetes, os transatlânticos ou navios de cruzeiros, cada vez mais confortáveis, mais luxuosos e mais rápidos iam surgindo. Alguns deles tornaram-se míticos - vimo-los em imagens, no cinema, na música, em manuais escolares e até em catecismos (Titanic). Viajava-se com elegância, os passageiros de 1ª, com um código de vestuário muito rígido para cada hora do dia.

   Sobre a viagem de 14 de Abril de 1912 quase tudo já foi dito. O Titanic tornou-se um ícone do luxo, do impossível, do desastre. 
RMS Titanic - White Star Line - postal


RMS - Queen Mary - Cunard Line



 O Queen Mary partiu de Southampton para Nova Iorque, a 27 de Maio de 1936, na sua viagem inaugural, não conseguindo ultrapassar em tamanho o seu rival, Normandie.

  Portugal também vai encomendar alguns navios de cruzeiro, como o Infante D. Henrique, que navegou de 1961 a 1974 e o Príncipe Perfeito.

Infante D. Henrique - Companhia Nacional de Navegação 

Interior de O Príncipe Perfeito


(1) Pode ler-se uma fantástica descrição de uma viagem de Zeppelin no livro de Miguel Sousa Tavares, Rio das flores

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.