Neste livro, cujo complemento de título é Cem anos de mulheres viajantes e exploradoras do continente africano, podemos ler relatos interessantíssimos sobre estas mulheres que viajaram pelo continente africano enfrentando muitas dificuldades ou viajando com muito estilo, como só as inglesas vitorianas sabiam fazer.
Alexine Tinne (1835-1869 |
A maior parte levava a sua cama e a sua banheira de estanho embora fossem incómodas de transportar. Alexine Tinne foi talvez quem levou os objectos menos adequados na sua expedição ao Alto Nilo. Viajava com o seu inseparável piano de cauda, os seus móveis de sala, antiguidades, tapetes persas, faqueiro de prata e serviço de porcelana, travesseiros, trinta malas com vestidos de noite, de safari e de amazona. (...)
Transportavam também uma biblioteca completa com obras de Shakespeare,..., cabeceiras de bronze para as camas, colchões, lençóis, ... e todos os utensílios imagináveis para uma vida de acampamento sofisticada e confortável, incluindo banheiras portáteis.
Florence Baker - 1941-1916 |
Nesta viagem (Uganda, 1872) nunca vestiu calças nem polainas, preferia ostentar vestidos elegantes e modernos para causar uma impressão profunda nos nativos. Nas cartas que enviava para Inglaterra pede às enteadas artigos tão curiosos como: «lenços de cambraia, espartilhos de renda, barbas de baleia de aço e, sobretudo, muitos lápis...»
Mary Kingsley . 1862-1900 |
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMO PODES COMENTAR?
1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"
Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.