18/08/2014

FESTAS D' AGONIA 1914

  O jornal A Aurora do Lima, no início de Agosto de 1914, noticiava que "por um triz as Festas estiveram condemnadas a não se effectuarem por causa dos graves acontecimentos que veem agitando a Europa de lez a lez". Dias depois, a 7 de Agosto, no mesmo jornal, lia-se "Estalou a guerra na Europa."
Bernardo Silva Barbosa, A falar de Viana, 2014 (adapt.)

   Contudo, as Festas realizaram-se, reproduzindo-se aqui o cartaz desse ano.


   Baseado num texto de Rui A. Faria Viana, publicado na obra já citada, iremos apresentar o programa das Festas de 1914 - 18, 19 e 20 de Agosto - dia a dia.

    DIA 18
   A cidade alvorece em festa. Desperta ao estampido das salvas de morteiros e ao estrondo da música typica e ruidosa dos Zés Pereiras, representados por 30 famosos tocadores minhotos. Fluctuam as bandeiras e as decorações artísticas ornamentam as principais ruas e praças.
    6 bandas de musica animam a população permanente e fluctuante a assistir ás mais movimentadas e caracteristicas FEIRAS FRANCAS que se efectuam, com toda a sua feição regionalista, no vasto Campo d'Agonia e cercanias. É n'este dia que se apresentam os melhores exemplares de gado vacum, cavalar e suino, realisando-se um CONCURSO PECUÁRIO com a distribuição de prémios ás melhores raças do Minho, feita por um jury especial. Ás 2 horas da tarde, com a assistencia do chefe do districto, realiza-se a abertura da EXPOSIÇÃO DE FAIANÇAS NACIONAES ANTIGAS interessante certamen onde figuram as preciosas reliquias d'uma industria que floresceu no primeiro quartel do seculo XVIII.
   Ás 4 horas e meia da tarde efectua-se no redondel taurino do Campo do Castello a 1º CORRIDA DE TOUROS com a cooperação da élite tauromachica do Campo Pequeno de Lisboa, sendo cavalleiros os laureados artistas Manuel e José Casimiro. Serão lidados 8 bravissimos touros das melhores ganadarias do paiz.
   Á noite, a extensa e pitoresca Avenida á beira-Lima, cujos encantos naturaes concorrem para a justificação de que Vianna é a mais linda terra portugueza, é  illuminada com 40:000 lumes, á moda do Minho, dando logar a que o forasteiro admire o afamado FESTIVAL NOCTURNO. Concertos por 6 bandas de musica, entre estas a de infantaria 3, uma das mais laureadas do exercito.
  Durante este festival serão queimados fogos do ar e de artificio dos apreciaveis pyrotechnicos Castro, e Silva & Filhos.
    
   Continuaremos com o programa, amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.