19/08/2014

FESTAS D' AGONIA 19114

 DIA 19
  Ás primeiras horas da manhã repetem-se as ruidosas e typicas alvoradas do dia anterior. 
   É este o melhor dia das festas, invadindo a cidade milhares de pessoas de todo o Minho. Póde então avaliar-se o que é uma GRANDE ROMARIA MINHOTA, encantadora pela alegria comunicativa e franca, hospitaleira e bohemia das multidões que se divertem a admirar-se a diversidade dos trajes caracteristicos, cula polychromia reveste de imponencia todo este quadro maravilhoso de côr e de originalidade.
    No extenso Campo d'Agonia realisa-se então A FEIRA MAIOR. Barracas de quinquilharias, loiças, tecidos, recuerdos minhotos, artefactos de toda a ordem, machinas e utensilios de lavoura, restaurantes, doçarias, salões de espectaculos, cinemas, etc., constituem a maior feira do norte.
  As 12 horas precisas realisa-se na pista do Campo do Castello, a 1º prova do CONCURSO HIPPICO OFFICIAL organizado pelo Sport Clube Viannense, com a directa interferencia do sr. ministro da guerra. A esta festa desportiva concorrem os primeiros cavalleiros portuguezes e distinctas amazonas.
  Ás 4 e meia, comnovos attractivos, efectua-se a SEGUNDA TOURADA e á noite, no recinto da feira, tem logar uma das festas mais brilhantes e na qual se revela todo o poder fascinador dos decantados e ruidosos arraiaes do Minho.
  Todas as estradas que circundam os largos da feira, são iluminados com milhares de lumes, sobresahindo pelo conjunto artistico o jardim do Campo de D. Fernando e o antigo Castello da Barra, cujas ameias, fortes e miranetes serão contornados com milhares de tigelinhas.
   Ás 10 horas começam a ser lançados os Fogos de artifício, pertencendo o do ar aos fogueteiros Manoel da Silva & Filhos, e o preso ao José de Castro, os dois consagrados pyrotechnicos nacionais.

Continua...



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.