17/10/2014

CH

  É sempre muito interessante relacionar pessoas, estilos ou épocas. Há mesmo ligações improváveis, como a que vamos fazer hoje. O título é o começo do nome de dois homens que, de formas muito diferentes, revolucionaram o mundo e fazem parte daqueles que por obras valerosas se vão da lei da Morte libertando.
  Fréderique Chopin nasceu na Polónia, em 1810 e morreu em Paris, a 17 de outubro de 1849. Em 1830, deixa o seu país, poucos dias antes do começo da Revolução Polaca contra a ocupação russa. Em Paris, escreve uma das suas mais famosas peças para piano, Polonaise Heroique, como um retrato do período revolucionário do  que atravessava a Europa.


   A 9 de outubro de 1967, morria o Revolucionário, o Comandante Che Guevara que lutou pela revolução, em Cuba, que alterou, profundamente, o regime político daquela ilha. Após a sua morte, torna-se um ídolo, tendo-o a revista Time considerado uma das 100 personalidades mundiais do século XX. Pertencendo a uma família da classe alta argentina, Ernesto vai viajar de moto pela América latina, acaba o curso de Medicina e dedica-se à política. A miséria que viu durante a suas viagens mudam-lhe a visão da vida e do mundo. Através de Raul Castro, junta-se ao movimento de Fidel Castro. Anos depois, abandona Cuba e junta-se a movimentos terroristas em África e na América do Sul. É morto a 9 de outubro, tendo sido o corpo encontrado e enterrado, a 17 de outubro. Torna-se uma lenda.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.