07/11/2014

MARIE CURIE


7 de novembro 1867 - 4 de julho 1934
    Aos vinte e quatro anos, Maria não possuía qualquer preparação científica especial, apenas uma grande determinação. Em 1893, licenciava-se em ciências físicas pela Sorbonne (melhor aluna do curso) e, em 1894, em ciências matemáticas (segunda melhor). Neste ano, conheceu o futuro marido, Pierre Curie, que a convenceu a continuar os seus estudos e pesquisa em Paris. (...)
    Em 1895, Pierre e Marie casaram-se ...
    Não tinha emprego, mas começou a trabalhar (sem salário ou qualquer subsídio de investigação) na escola do marido. O assunto que escolheu para uma possível tese de doutoramento foram os raios de Becquerel. (...)
   ... Pierre abandonou as suas investigações sobre a simetria dos cristais para ajudar a mulher. Valeu a pena. Procuravam um, mas descobriram mais dois elementos. A descoberta do polónio (Po) - assim chamado, em homenagem à terra natal de Marie, a Polónia. (...) Foi neste artigo conjunto (De uma substância radioactiva nova, contida na pechblenda), que os Curies usaram, pela primeira vez, a palavra radioactividade. A descoberta do rádio (Ra) ... seguiu-se poucos meses depois, (...)
    As condições de trabalho eram subhumanas. Em certa altura, Mme Curie registou, no seu caderno de notas, uma temperatura ambiente de 6.25 º C !!!!!!!!!! (Sim, usou dez pontos de exclamação!). O casal tinha ainda de se haver com padecimentos vários - cansaço extremo, reumatismo, inflamações de pele, etc. Sem o saber, estavam já a sofrer as consequências da exposição ao material radioactivo.. A propósito: vários dos cadernos de apontamentos do casal Curie estão de tal modo contaminados por material radioactivo, que continuam a ser guardados em cofres forrados a chumbo! (...)
    ... os melhores dos seus discípulos lusos seriam compulsivamente afastados das universidades pelo governo salazarista.
Haja luz!, Jorge Calado

 Marie Curie foi a primeira mulher a receber um  Prémio Nobel e a única pessoa que o recebeu duas vezes - Prémio Nobel da Física, em 1903. e Prémio Nobel da Química, em 1911. A família Curie recebeu cinco Prémios:
  Pierre Curie - em 1903, com Marie;
 Irène Joliot-Curie, filha, Prémio Nobel da Química, em 1935, com o marido, Frédéric Joliot-Curie;
 Henry Labouisse, genro, era diretor da UNICEF quando esta organização foi galoarda, em 1965.
   
  Marie Curie morreu a 4 de julho de 1934.



                                          



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.