23/12/2014

DICKENS

  Natal é música, é o presépio, são as prendas, é Dickens. Charles Dickens (1812-1870) criou as mais ricas personagens da ficção que, ainda hoje, nos retratam determinadas pessoas.



 Mr Scrooge, O conto de Natal, está e estará no nosso imaginário. Infelizmente, cada vez menos de leituras, mas um pouco adulterado em jogos, desenhos animados e filmes pouco fiéis à obra escrita. E há tantos Scrooges por aí...




 Muito novo, obrigado a trabalhar numa fábrica, pois o pai estava preso por dívidas, Dickens tomou contacto com a dura realidade do trabalho infantil da Revolução Industrial. Diz-se que a Rainha Vitória lia os seus livros e que essas descrições a incomodavam bastante, embora não tivesse mudado muito esta realidade... Dickens foi um grande lutador pelos direitos das crianças à educação, aos tempos livres e a outros direitos sociais.
 Os textos de Dickens, como era costume na época, eram publicados em fascículos, o que lhe permitia ir alterando o enredo de acordo com a reação dos leitores.
  De entre as suas obras, destacamos David Copperfield, Oliver Twist, A loja de antiguidades, Tempos difíceis, Grandes esperanças, A pequena Dorrit.
  Ler Dickens é um prazer. Ler Dickens é um dever.
  É um prazer e um dever da BE emprestá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.