27/06/2015

GUILHERMINA SUGGIA


Retrato a óleo de Augustus John, na Tate Gallery
  Guilhermina Suggia, violoncelista de renome mundial, nasceu no Porto, há 130 anos, no dia 27 de junho. Estudou em Paris com famosíssimo violoncelista Pablo Casals, com quem, segundo se diz, manteve uma relação conturbada.
   Viveu vários anos no Reino Unido, onde deu o seu último concerto em 1949.
   O retrato aqui apresentado foi pintado por Augustus John, um pintor galês, cuja filha, curiosamente, também se torna uma violoncelista famosa, Amaryllis Fleming. Guilhermina Suggia foi retratada enquanto tocava Bach no atelier do pintor.
   De seu nome completo, Guilhermina Augusta Xavier de Medim Suggia, acrescenta-lhe Carteado Mena quando, em 1927, casa com o radiologista Dr. José Carteado Mena, natural de Darque e patrono da sua Escola. 
 Dois dos seu violoncelos podem ser vistos, um no Conservatório de Música do Porto, um Montagnana, um dos três mais caros do mundo, com 300 anos,  que faz sonhar qualquer violoncelista com a oportunidade de poder utilizá-lo, e outro, no norte de Inglaterra, no Castelo de Lindisfarne, local que visitava com frequência. 
  De entre as inúmeras homenagens que lhe foram, e continuam a ser prestadas, refira-se que a sala principal da Casa da Música tem o seu nome e que a TAP batizou um avião também com o seu nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.