11/07/2015

EXODUS

 A palavra Exodus remete-nos para a Bíblia e para a fuga dos Judeus do Egito, conduzidos por Moisés, à procura da Terra Prometida.
  No final da 2ª Guerra Mundial, um grupo de Judeus sobreviventes dos campos de concentração pretendia, também, alcançar essa Terra Prometida. A Palestina seria o destino desejado, o que não agradava ao Reino Unido que administrava essa área e temia uma imigração em larga escala, para uma região já em conflito. Mesmo sem a autorização dos ingleses, no dia 11 de julho de 1947, o navio SS President Warfield, rebatizado Exodus 1947, partiu de França, supostamente em direção a Istambul, levando 4515 passageiros - 1600 homens, 1282 mulheres e 1672 crianças e adolescentes.


  Como em outras tentativas já levadas a cabo, o navio foi seguido pela Marinha Inglesa que tentava que os navios regressassem à Europa. A 18 de julho, o navio foi tomado de assalto, causando duas mortes,  e os passageiros levados para um campo de refugiados em Chipre. Como retaliação, que vai dar origem a outras retaliações, um grupo zionista faz explodir o Quartel da Polícia Inglesa, em Haifa, matando 10 pessoas, entre elas um jovem de 16 anos.
 Após várias outras tentativas de fuga, em janeiro de 1949, depois da independência de Israel,  estes seres humanos chegaram ao seu destino.
  A Guerra tinha acabado há pouco, com milhões de mortos, com o horror dos campos de concentração e nada se tinha aprendido, nem se aprendeu.
  Todo este horror da viagem pode ser lido em Exodus, de Leon Uris, de 1958 e visto no filme com o mesmo nome, de Otto Preminger, com Paul Newman.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.