12/07/2015

WEDGWOOD

 Há nomes que se perpetuam por séculos, chegando até aos nossos dias. Ainda hoje, as porcelanas Wedgwood são famosas, principalmente conhecidas pelo seu azul.



      
 Josiah Wedgwood foi um dos membros dessa família, nascido a 12 de julho de 1730 e falecido em 1795. Descendente de oleiros, foi o criador da companhia e seu grande impulsionador.
                              

  Problemas de saúde, sequelas de uma doença na infância, afastaram-no da roda de oleiro e tornaram-no criador. De entre as suas criações e invenções, destacamos a cópia do Vaso Portland que foi a sua obsessão até estar concluída. 

Portland Vase BM Gem4036 n1.jpg
                                        
   Josiah Wedgwood foi, também, um grande estudioso, convivendo com o que melhor havia na época ligado à Ciência. Foi um dos membros da Lunar Society de Birmingham, a que já nos referimos aqui.
   Não podemos esquecer que, para além de tudo o mais, Josiah foi um proeminente antiesclavagista empenhado na libertação dos escravos, sendo dele a frase, Am I not a man and a brother?, aqui representada num desenho seu, para uma campanha anti-escravatura de 1787.

                                  

    Wedgwood teve oito filhos, entre eles, Susannah, mãe de Charles Darwin que, por sua vez, também casou com uma Wedgwood, Emma. Que genética!
   
                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.