26/08/2015

METAIS


  Como em tudo, os nomes dos metais não foram atribuídos por acaso. Iremos apenas referir o nome de três deles e contar a sua origem – tântalo, nióbio e volfrâmio. Vamos, de novo, servirmo-nos do Haja luz!





 De Tântalo, conhece-se o suplício. (…) Um rei mítico da Frígia que enfrentou os deuses, lhes roubou os manjares divinos, e que matou e cozinhou o se próprio filho, Pélope, para o servir aos deuses como alimento. Como castigo, foi lançado num vale fértil do Tartaro, onde, apesar de muita fruta e água, não podia saciar nem a fome nem a sede. Se se erguia para colher os frutos, a árvore e os ramos esticavam-se para fora do seu alcance, se se dobrava para beber, o nível das águas baixava para além do atingível. Tântalo tinha uma filha, Níobe, que deu o nome ao nióbio (não admira que tântalo e nióbio sejam metais semelhantes.


 Quanto ao volfrâmio, o seu nome deriva do alemão arcaico, wolf ram, que significa ‘m#&$! (ou baba) de lobo' – uma designação que talvez evoque a frustração pelo facto de o minério não conter estanho, conforme se julgava e pretendia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.