23/09/2015

AVIÕES E TÉNIS

   No fim de semana que passou, Viana do Castelo recebeu tenistas da Bielorrússia para mais uma etapa da Taça Davis, uma das importantes provas internacionais da modalidade.


   Esse acontecimento, ligado a uma efeméride de hoje, fez-nos recordar o torneio de Roland Garros, um dos quatro do Grand Slam - Open da Austrália, Wimbledon e o US Open - que deve o seu nome a um dos pioneiros da aviação. Eugène Adrien Roland Garros começou a sua carreira em 1910, participando em várias provas, como a de Paris Madrid, em 1911. 


   A 23 de setembro de 1913, realizou a primeira travessia do Mediterrâneo, entre Fréjus, no sul de França, e Bizerte, na Tunísia, num Morane-Saulnier G (fotografia). Lutou na I Guerra, tendo sido feito prisioneiro, quando o avião que pilotava teve de aterrar na Alemanha, só conseguindo escapar em 1918.
   Como reconhecimento do seu desempenho na aviação civil e militar, foi dado o seu nome, em 1920, ao centro de ténis que frequentava quando estudava em Paris - Stade Roland Garros e, consequentemente, ao torneio.

2 comentários:

  1. henrique del rio23 setembro, 2015 21:47

    não esquecer que cada torneio tem o seu tipo de piso e época do ano. Open da Austrália piso sintético e joga-se em Janeiro; torneio de Roland Garros, piso de terra jogando-se em Junho; torneio de Wimbledon, piso relvado e em Julho e open dos EUA, piso sintético em finais de Agosto e início de Setembro.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Henrique. É sempre bom enriquecer os textos aqui apresentados. Sobre este tema ainda há factos muito interessantes, como os Srs Lacoste e Fred Perry, que não são apenas o lagarto e a folha de louros dos polos...

    ResponderEliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.