16/09/2015

BOCAGE, LUNARDI E O BALÃO




  O desejo do Homem voar já vem de Ícaro, passa por Bartolomeu de Gusmão e a sua Passarola (ler Memorial do convento, de José Saramago) e, chegados a 1793, surge-nos, em Lisboa, e, mais tarde, no Porto, Lunardi

O balão de Lunardi, em Oxford Street
  Lunardi montou uma barraca no Terreiro do Paço e aí instalou o globo aerostático para gáudio do público que pagava cem réis por entrada( o preço baixou depois para vinte réis ou um vintém); aos domingos fazia-se a demonstração da preparação do hidrogénio. O pior é que Lunardi caiu sobre a alçada de Pina Manique, que o mandou prender, a pretexto dumas licenças e editais. Correram boatos que o acusavam de feitiçaria ou, no mínimo, de ser estrangeiro dado a actividades subversivas. Com o tempo, tudo se foi esclarecendo e Lunardi obteve as necessárias autorizações. (...) a viagem aérea ficou marcada para 24 de Agosto de 1794, (...) Pelo sim, pelo não, Pina Manique mandou infiltrar a multidão de espectadores com polícias à paisana.
  (O resto do texto podem ler em Haja luz!)

 Bocage escreve, então, um Elogio poético à admirável intrepidez com que em domingo 24 de Agosto de 1794, subio o Capitão Lunardi no balão aerostático, um poema de quinze estrofes de oito versos cada. Compara o feito com os Descobrimentos:
  
  Gamas, Colombos, Magalhães famosos.

  Eternos no áureo Templo da Memória,

  Sirtes domando os Mares espantosos.
  De assombros mil e mil dourais a História;
  Mas ir dar leis aos ares espaçosos
  É triunfo maior, e até mais glória.
  Porque não traz à louca, à cega Gente
  Os males de que sois causa inocente.

  (...)

  Guardai da Glória no imortal Tesoiro

  O nome de Lunardi em letras de oiro.



  (Todo o poema pode ser lido no De Rerum Natura.)

 Segundo Jorge Calado, Lunardi faleceu em 1799, em Lisboa. Contudo, Rómulo de Carvalho consultou todos os livros de óbitos da Torre do Tombo e não encontrou qualquer registo do seu falecimento.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.