15/09/2015

DU BOCAGE 250 ANOS

    José Maria Barbosa du Bocage, marinheiro, poeta, preso pela Inquisição e perseguido por Pina Manique, nasceu em Setúbal no dia 15 de setembro de 1765.                                     


                                        

   Dele recordamos um dos seus sonetos mais conhecidos, onde expõe o seu arrependimento: 
      
     Já Bocage não sou!... À cova escura
     Meu estro vai parar desfeito em vento...
     Eu aos céus ultrajei! O meu tormento
     Leve me torne sempre a terra dura.

     Conheço agora já quão vã figura
     Em prosa e verso fez meu louco intento.
     Musa!... Tivera algum merecimento,
     Se um raio da razão seguisse, pura!

     Eu me arrependo; a língua quase fria
     Brade em alto pregão à mocidade,
     Que atrás do som fantástico corria:

     Outro Aretino fui... A santidade
     Manchei!... Oh! Se  me creste, gente ímpia,
     Rasga meus versos, crê na eternidade!
 
  O que haverá em comum entre Bocage, balões, Lunardi, Rómulo de Carvalho e ... Jorge Calado? Vejam o episódio de amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.