28/09/2015

DALTONISMO

                                   

John Dalton (1766-1844), como era comum na época, dedicou-se a várias ciências como a Química, a Física,a Metereologia e a Botânica. Nascido no Lake District, local de nascimento de Wordsworth, vai ser influenciado por essa paisagem idílica nos seus estudos. Oriundo de uma família Quakermodesta, Dalton foi:
  exemplo clásico do pedagogo nato. Frequentou, em criança, uma escola Quaker, a cerca de quatro quilómetros de Eaglesfield - ia e vinha a pé todos os dias, claro - mas aos doze anos abriu na terra natal uma escola própria "para ambos os sexos em termos razoáveis". Dois anos depois (1781) juntava-se ao irmão Jonathan como regente duma escola Quaker dirigida por um primo em Kendal, a cerca de setenta quilómetros de distância. Fez a viagem a pé, como era hábito nesse tempo, mas bem-vestido, guarda-chuva (uma novidade da época!) numa das mãos, saco de roupa na outra, cioso da sua responsabilidade como jovem adulto. Tinha quinze anos ... (Haja luz!)
   Em Kendal trabalhou com John Gough, matemático, para quem Dalton lia e desenhava diagramas, pois Gough era cego. O primeiro trabalho científico de Dalton foi a medição da quantidade de alimentos ingeridos e das fezes e urina expelidos e da sua relação com o estado de saúde do doente. Seguiram-se as observações meteorológicas, que se tornaram um passatempo até ao final de vida.
   Aos 26 anos, quando classificava flores e estudava Botânica, apercebeu-se que via as cores de forma diferente das outras pessoas, embora acontecesse o mesmo com o irmão. Como aconteceu com a experiência da digestão, Dalton usava o seu corpo para estudo. Segundo ele, o problema residia na coloração azul do humor vítreo dos olhos. Thomas Young, de novo ele, autor do trabalho O mecanismo do olho, interessa-se pelo problema, atribuindo-o às propriedades vibratórias da retina. Dalton pediu para ser autopsiado para poder provar a sua teoria - não tinha razão.
     A protanopia - cegueira em relação ao vermelho - é conhecida, como se compreende, por Daltonismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.