14/10/2015

CHANTILLY

  Trabalhamos para que, no fim de uma atividade, possam dizer Faz-se luz! e, neste Mês da BE e Semana da Alimentação, estamos a trabalhar para, entre outras, vos adoçar...
  Assim, ao prepararmos uma sessão, apeteceu-nos falar de


porque tudo tem uma história, e adoramos contá-las.
  Certamente, haverá outras versões que atribuem a origem do chantilly ao pasteleiro dos Médicis, mas vamos apresentar a versão francesa.
 François Vatel (1631-1671) era um jovem e promissor pasteleiro de Fouquet, o correspondente a ministro das Finanças de Luís XIV, Uma célebre ocasião, Fouquet convidou o rei para o visitar e ao seu novo palácio. (Outra história deliciosa - o Rei achou luxo a mais, desconfiou da proveniência do dinheiro, prendeu Fouquet e mandou construir ... Versalhes, levando para lá, entre outras coisas as árvores, as plantas e o jardineiro de Fouquet...) Vatel pensou que era a ocasião que esperava e apresentou creme de nata batida e perfumado com baunilha. Um sucesso!
 Como Fouquet caiu em desgraça, Vatel fugiu para Inglaterra. Dois anos depois, estava de volta, agora ao serviço do Príncipe de Condé, no Castelo de Chantilly, rebatizando o creme com o seu nome.
   O sucesso durou pouco - outra vez Luís XIV, outra festa sumptuosa, mas no último dia, Sexta-feira Santa, os peixes para a refeição não chegavam e Vatel ... suicidou-se aos 40 anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.