13/10/2015

MARY KINGSLEY

 No século XIX e XX, quando as mulheres viajavam para países exóticos faziam-no para acompanhar os maridos exploradores ou missionários. Apenas um grupo muito reduzido de mulheres eram viajantes, somente acompanhadas por guias e nativos.
                                 

                                                  
  
  Mary Kingsley, de quem já falamos em Mulheres viajantes em África, foi uma dessas viajantes. Nascida em Londres, a 13 de outubro de 1862, depois da morte dos pais, viajou pelo continente africano onde "lutou" com crocodilos encontrou leopardos - "Posso dizer com toda a certeza que não tenho medo de animais selvagens - até ver um - então gritarei aterrorizada..." - e caiu numa armadilha com picos, dando graças por ter vestida uma saia tão grossa.
  Em 1893 esteve em Luanda onde deu alguns conselhos básicos de saúde - não esqueçamos que Mary tinha estudado enfermagem - aos nativos.
  De regresso das suas viagens, Mary Kingsley contactou um editor para publicar os seus relatos de viagem - Travels in West Africa - onde nos relata todas as peripécias vividas.
  Durante a Guerra Boer (1899-1902), Mary foi voluntária, como enfermeira, para a África do Sul, onde morreu poucos meses depois de ter chegado, em 1900.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.