09/10/2015

HUMPHRY DAVY

 Na semana em que iniciamos as nossas atividades inseridas no Mês da Biblioteca Escolar, trabalhamos com turmas dos 7º e 8º anos com o tema A Química e a poesia, onde referimos os poetas William Wordsworth, Samuel Coleridge e o químico Humphry Davy.


.

Lord Byron, Robert Southey, Walter Scott, Samuel T. Coleridge, John Keats e Robert Montgomery, 1823 

  A este grupo, podemos juntar os outros desta fotografia, sobre quem Jorge Calado - Haja luz! - diz:

 Eram todos jovens. O mais velho, Wordsworth, não tinha ainda trinta anos, e o mais novo, Davy, pouco passara dos vinte. Na opinião Southey, o nosso químico era " um jovem miraculoso [...] ainda não tem vinte anos, nem se aplicou à Química mais de dezoito meses, mas já ultrapassou toda a gente a passadas de sete léguas; o seu nome é Davy [...] o jovem químico, o jovem tudo, o homem mais talentoso e menos pomposo que jamais conheci". 

  Humphry Davy (1778-1829) era um génio, um talento, já referido neste blogue, uma das suas inúmeras áreas da Química a que se dedicou:

 Quando Cottle perguntou a Coleridge como comparava Davy com os jovens talentosos de Londres, o poeta respondeu: "Davy come-os a todos. Há uma energia, uma elasticidade tal na sua mente que lhe permite agarrar e analisar todas as questões, levando-as às consequências mais legítimas. Na mente de Davy, qualquer coisa encontra o princípio da vitalidade. Pensamentos vivos brotam, como relva, debaixo dos seus pés". 

  Mas Davy não era apenas um cientista:

Em menos de um ano (1880), Davy, Southey, Coleridge e Wordsworth trocavam e corrigiam poemas uns dos outros. Southey, que passou duas temporadas em Portugal (o tio era o capelão inglês em Lisboa), encarregou Davy de, na sua ausência rever e publicar algumas das suas poesias. Wordsworth pediu-lhe para rever os poemas e corrigir as provas da segunda edição das "Baladas Líricas" (1800), uma obra conjunta com Coleridge que marcou o início do Romantismo na literatura inglesa: " Corrija tudo a que encontre falta na pontuação, uma tarefs para a qual, com vergonha o confesso, não tenho grande jeito.

  Fazem-nos sentir tão pequeninos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.