29/11/2015

DISCRIMINAÇÃO POLITICAMENTE CORRETA

  É sempre bom quando encontro uma opinião que vem de encontro ao que penso, e expresso, mas que não é entendido pelos outros porque não é a opinião de alguém considerado, naquela altura, o máximo dos máximos. Confuso? Explico.
  Várias vezes tenho expressado o mal estar, para não dizer descontentamento, pela comemoração de Dias Nacionais, Internacionais ou Mundiais como o do Deficiente, da Mulher, da Poesia, etc. Passa o dia, cumprimos a missão de sermos bonzinhos, respiramos aliviados e partimos em busca de nova comemoração. O que ficou, o mesmo de sempre - discriminação.
  Muito politicamente correto, fala-se de alunos e "alunos de etnia". Se os separamos é porque não são iguais. Qual a razão? Não é uma forma de discriminação+? Quando vamos falar apenas de alunos, quer eles sejam azuis, amarelos, às riscas, com pintinhas, de olhos verdes ou pretos, altos ou baixos, deficientes ou não?
  Vejam e leiam com atenção este diálogo retirado daqui e reflictam. Pelo menos pensem um bocadinho se não tenho alguma razão. Nem tudo o que nos impingem como lei, portaria, recomendação ou trabalho de "doutas personalidades" é para ser engolido sem ser mastigado, reflectido. A isto, também, se chama Cidadania.





Mike Wallace - Mês da consciência negra, o que acha disso?
Morgan Freeman - Ridículo!
Mike Wallace - Porquê
Morgan Freeman - Confina toda a minha história a um único mês?
Mike Wallace - Bem...
Morgan Freeman - O que faria com a sua história? Qual é o mês da consciência branca?
Mike Wallace - Bem... eu sou judeu.
Morgan Freeman - Sim, mas qual é o mês da consciência judaica?
Mike Wallace - Não existe.
Morgan Freeman - Por que não? E você quer que exista?
Mike Wallace - Não, não...
Morgan Freeman - Não? Tudo bem. Eu também não quero. Eu não quero um mês da consciência negra. A história dos negros é a história da América.
Mike Wallace - E como nos vamos livrar do racismo?
Morgan Freeman - Parando de falar sobre isso! Eu paro de chamar-lhe homem branco e peço-lhe que pare de me chamar homem negro. Eu conheço-o por Mike Wallace e você conhece-me por Morgan Freeman.

  Contive-me, não falei do...
Isabel Campos



Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.