30/11/2015

LILIPUTIANO


  Gulliver, depois do naufrágio do seu navio, chega à ilha de Lilliput, habitada por seres muito pequenos, constantemente em guerra entre si, por coisas sem importância.


  Jonathan Swift, ensaísta, panfletista, poeta, escritor satírico e clérigo, nascido a 30 de Novembro de 1667, foi o criador desta personagem, no livro As viagens de Gulliver, publicado em 1726.


   Como em outras obras de Swift, também As viagens foram escritas sob pseudónimo - Lemuel Gulliver era um cirurgião e, mais tarde, capitão de um barco, que viajou pelos mares, passando por diferentes aventuras, desde a ilha dos liliputianos, até à ilha dos gigantes.
  O êxito foi tal, que se criou um novo termo na língua inglesa lilliputian e, posteriormente, noutros idiomas, como o nosso, com o sentido de pessoa pequena. Em sentido figurado, significa personalidade pequenina e tacanha.
  Segundo se diz, Swift, com essas criaturas pequenas que o incomodavam, queria satirizar as lutas constantes entre a Inglaterra e a França.
 Jonathan Swift morreu em 1745, no dia 19 de outubro, legando a sua fortuna para a criação de um hospital psiquiátrico, em Dubliun, que ainda está em funcionamento - St Patrick’s Hospital for Imbeciles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.