01/12/2015

1º DEZEMBRO 1640


  Moita Flores, no seu último, livro relata assim um dos muitos episódios do dia 1 de dezembro de 1640:

- É tão grande a alegria que corre por Lisboa, minha senhora e meu senhor. Por todos os lados se grita o vosso nome, há festa em todas as praças, repicam os sinos das igrejas e partiram mensageiros para todo o Reino, enviando a boa nova. Apesar do cansaço, perdoai-me a a vaidade. Permiti que em meu nome e de todos aqueles que, por mais desgraçadas que tenham sido as suas vidas, nunca desistiram de ser portugueses, seja o primeiro a saudar-vos: que Deus ilumine o vosso caminho, que é o nosso caminho, meu rei e minha rainha. Que Deus vos guie os passos, D. João IV, rei de Portugal!

  A BE empresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.