08/12/2015

150 ANOS DE SIBELIUS


 Quem visita Helsínquia traz, forçosamente, na memória este monumento, no Parque Sibelius. Uma estrutura em aço, formada por 600 tubos que nos fazem lembrar tubos de um órgão, ali está colocada como homenagem ao compositor a Jean Sibelius. 
 Inaugurada em setembro de 1967, da autoria de Eila Hiltunen, Passio Musicae é um deslumbre, principalmente quando uma brisa mais forte sopra e alguns sons são reproduzidos.



Johan Julius Christian Sibelius, compositor e violinista finlandês, nasceu a 8 de dezembro de 1865

   
   Através das suas composições, principalmente durante o período em que a Finlândia lutava pela sua independência da Rússia, Sibelius ajudou a criar um sentimento patriótico e a desenvolver a identidade finlandesa. Não é, pois, de admirar que Finlândia seja a sua obra mais conhecida, tocada em novembro de 1899, durante as Press Celebrations, um protesto contra a censura imposta pela Rússia. 


  Em 1900, Sibelius  fez uma versão do poema sinfónico para piano e transformou a parte final da peça, mais serena, numa peça independente - Finland Hymn - que, com palavras de Veikko Antero Koskenniemi, se tornou uma das mais importantes  canções finlandesas.


  Com uma nova letra, transforma-se num hino religioso, aqui cantado por David Archuleta


e no Hino Nacional do Biafra... Land of the rising sun



  Sibelius morreu em setembro de1957.

3 comentários:

  1. Parabéns! Gostei imenso. Como de costume, em cima do acontecimento: muita e boa informação, com a música sempre presente. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isabel. O objetivo deste blogue é, precisamente, informar e relacionar, dentro do possível, diferentes áreas, saberes e disciplinas, assim como o Faz-se luz...

      Eliminar
    2. Tal como a Isabel Carvalho, gostei muito. O blogue proporciona-me uma ligação à escola, com informação diversificada, atual e de grande interesse. Obrigada.

      Eliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.