15/12/2015

OUTRO CLÁSSICO



 Depois do centenário de Frank Sinatra, hoje comemoramos a estreia do filme que recebeu 10 Óscares, que mais rendeu nas bilheteiras, que está na lista dos filmes preservados na Biblioteca do Congresso - E tudo o vento levou.



  Estreado em 1939, adaptado de um romance vencedor do Prémio Pulitzer, de Margaret Mitchell, foi produzido por David Selznick e dirigido por Victor Fleming. No enredo surge um dos famosíssimos pares da ficcção cinematográfica - Scarlett O'Hara e Rhett Butler - magistralmente interpretados por Vivien Leigh (Óscar para melhor atriz) e Clark Gable.




 O enredo conta-nos o romance atribulado entre estas duas personagens, durante o período sangrento da Guerra Civil Americana (1861-65). Scarlett levava uma vida idílica, cheia de caprichos, numa plantação do Sul, perseguindo e rejeitando pretendentes, até ao encontro  com Rhett. A Guerra vem por fim a toda esta vida, trazendo morte, sofrimento, adaptação a uma nova realidade e uma nova maneira de enfrentar o mundo.
  A música do filme, composta por Max Steiner, tornou-se também um grande sucesso.


 Depois de todas as adversidades, ainda hoje é referida, Scarlett profere a célebre frase com que pretende readaptar-se à realidade - Amanhã é um novo dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.