29/04/2016

ABRIL 12

 Criado em 1933, por António Ferro, o Secretariado de Propraganda Nacional (SPN), em 1945, passou a chamar-se Secretariado Nacional de Informação (SNI), agência de propaganda do país, durante o Estado Novo. Responsáveis pela criação das Pousadas, do concurso das aldeias mais portuguesas



do bom clima português e da promoção turística, como se pode constatar neste cartaz em inglês, com recurso a um jogo de palavras.


 Dentro dessa promoção, instituiu-se a campanha Abril em Portugal, com uma campanha de boas-vindas a todos os turistas, a RTP a cobrir a chegada ao aeroporto e ao terminal dos cruzeiros e a entrega de pequenas lembranças, logo no início do mês de abril.
  Raul Ferrão e José Galhardo tinham escrito, nos anos 30, a canção Coimbra que, Amália vai interpretar, em 1947, no filme Capas Negras, passando a fazer parte do seu reportório.

  
 Torna-se, assim, uma canção conhecida mundialmente, primeiro traduzida em francês - Avril au Portugal - seguida de interpretações em várias línguas e por artistas como Bing Crosby e Loius Armstrong, a cereja no topo do bolo, o tema de toda a campanha do SNI.


 É sem qualquer dúvida a canção portuguesa mais conhecida e mais tocada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.