30/06/2016

AQUELE VERÃO

  Aquele é o verão de todas as calamidades. As temperaturas baixam e ocorrem profundas alterações climáticas em quase todo o mundo. É um verão de medos, de superstições, de exacerbar de crenças religiosas. É o verão do reinado da literatura gótica e das pinturas marcadas por céus ameaçadores e estranhos pores de sol. Aquele é o verão  do caos absoluto, e nada volta a ser como dantes.

Pôr do sol sobre o lago - Turner
  "Aquele" é o verão de 1816, segundo Valdemar Cruz, na revista do Expresso, do último sábado. Foi um verão de frio e muita chuva. Foi um verão de guerra e de destruição. Foi um verão de encontros, de criação e  muito produtivo. Um verão que levará à criação de Frankenstein e Vampiro:

   Se Mary (Shelley), com "Frankenstein", decidira suscitar a fundamental questão sobre o direito moral de criar vida artificial, Byron opta por um longo e apocalíptico poema intitulado "Darkness" (Escuridão). John Polidori, que entretanto de incompatibilizara com Byron, escreve "O Vampiro", uma obra precursora de um  género, na qual muitos viram a figura de Byron e que mais tarde servirá de inspiração a Bram Stocker para escrever "Drácula".

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.