15/04/2013

OS MEUS LIVROS (3)


        Antes de mais uma declaração de interesse. Não serei com certeza a pessoa mais indicada para falar sobre livros, já que a minha relação com eles não é, digamos assim, muito próxima. A minha leitura normalmente restringe-se à atualidade e normalmente a semana não chega para ler de uma ponta à outra um semanário de referência. No entanto. nem sempre foi assim e houve momentos da minha adolescência em que “devorava” alguns livros, principalmente os de aventuras.
         Ainda o Sandokan não tinha aparecido na série televisiva e eu já tinha lido uma grande parte dos livros do Emílio Salgari, editados por Romano Torres. E tudo começou porque recebi como presente um livro dessa coleção, dado pelo meu pai, que se intitulava “O Escravo de Madagáscar”


           As minhas “poupanças” eram gastas na aquisição destes livros, que ainda hoje guardo como um pequeno tesouro. Cada um custava 15$00 e eram adquiridos numa pequena papelaria existente na rampa da ponte em Viana do Castelo. Descobri agora que há um sítio na internet que parece fazer uma pequena homenagem ao autor referido (http://salgari.com.sapo.pt/index.html).  Cada livro remete-nos para uma viagem, uma aventura. Para além de leitores parece, através da descrição narrativa, que vivemos vários papéis. Sentimo-nos escravos, piratas, negreiros, exploradores. Viajámos pela América Latina, Caraíbas, África, Ásia, Médio Oriente…A narrativa prende o leitor e a vontade de saber como acaba a aventura torna a leitura compulsiva.

José Carlos Carvalhido

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.