28/08/2015

LUZ

 
William Turner
  Alguns dos autores de que já aqui temos falado descrevem a luz e o mar de uma forma sublime. Mais do que uma nova sugestão para os lerem, deixamos aqui algumas dessas frases para abrir o apetite.

 A luz da manhã chega como encomenda atrasada do estrangeiro, desculpe senhor carteiro, foi há tanto tempo que já nem a esperava, mas sabe, amigo, às vezes a luz do dia é retida na alfândega, por suspeitas no tamanho do embrulho, não podemos deixar crescer o contrabando de dias felizes.
A luz baça do mistério
- Mas é de ti que eu gosto. Quando estou contigo, as luzes acendem-se.
O osso da borboleta, Rui Cardoso Martins

  O sol de Agosto cegava-nos com a sua incandescente luz branca, a brilhar o cabelo louro que ela usava em ondas a tocar os ombros frágeis.

  E encostado à parede do comedor, reparei que debaixo da porta do escritório do meu pai havia uma lista de luz solitária.

  O sol é uma mancha esbranquiçada, intensa, a incendiar a atmosfera àquela hora em que a tarde começa, com uma luz difícil de suportar, claridade ácida a prender-nos o pensamento.
Meninas, Teresa Horta

 Por detrás das portas, adivinhava-se uma luz mortiça disfarçada na cortina que se abria, numa nesga, para deixar passar o olhar…
 O negrume pintava nas nuvens um paredão que puxava o horizonte para mais perto.
O chamador, Álvaro Laborinho Lúcio

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.