17/09/2015

GUERRA JUNQUEIRO

            

  A Pátria esteve várias vezes em crise social, política e económica. Em 1890, mais uma crise leva ao Ultimatum imposto pelos ingleses. Finis Patriae, um violento ataque a Inglaterra, foi, então, escrito pelo poeta Guerra Junqueiro.
   Abílio Manuel Guerra Junqueiro nasceu em Freixo de Espada à Cinta, no dia 17 de setembro de 1850. Poeta satírico, tradutor de contos de Hans Christian Andresen, crítico do Romantismo e da Igreja (que muito o criticou pela publicação de A velhice do Padre Eterno) foi um dos apoiantes da Revolução de 5 de outubro. Funcionário público, foi nomeado secretário do Governo Civil de Angra do Heroísmo, cargo que, mais tarde, desempenhará em Viana do Castelo. Sobre esta estadia, António Pimenta de Castro escreveu:
 Foram tempos felizes, aqueles que Guerra Junqueiro viveu na Princesa do Lima. Em Viana do Castelo, teve o que sempre pediu à Vida: «casa com um berço, terra com água, verdura com pássaros, tudo a Vida generosamente me ofereceu.». Aí encontrou o grande amor da sua vida, Filomena Augusta da Silva Neves, a sua «Meninha», aí se casou, aí lhe nasceram as suas duas filhas e aí escreveu grande parte da sua obra. Foi em Viana do Castelo, com o meigo clima da capital do Alto Minho, onde se recompôs dos achaques do corpo e da alma. Junto do Lima, do feiticeiro Lethes, o rio do esquecimento da mitologia, inspirado pelas suas musas, esqueceu os tempos maus e o seu estro encontrou o clima psicológico e mesmo físico, propício à criação literária. Aqui, o egrégio Poeta sentiu-se feliz e despreocupado, sendo, em Viana do Castelo, que nasceu a sua paixão pelas antiguidades e pelo bricabraque, dando início à sua famosa e monumental, colecção de obras de arte. 
  Dos tempos de Viana, como diz Pimenta de Castro nasceu a sua paixão pelas antiguidades, muitas das quais podem ser vistas em duas casas da Rua D. Hugo, no Porto - Casa-Museu Guerra JunqueiroMuseu da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro
  Guerra Junqueiro foi um dos célebres Vencidos da Vida. Morreu em 1923 e encontra-se sepultado no Panteão Nacional.
  Das suas obras, podemos ainda destacar - A Pátria, Oração ao Pão, Oração à luz,  e colaboração em diversas revistas, como A ilustração portuguesa, Renascença, O Ocidente.
 

2 comentários:

  1. Minha avó trabalhou em Viana do Castelo para Guerra Junqueiro. Tinha gosto em falar nisso. Uma das referências dela sobre o poeta era que ele receava os relâmpagos e as trovoadas.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo seu comentário. São estas informações que enriquecem este blogue. Se quiser partilhar outras informações, agradecemos muito.

    ResponderEliminar

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.